segunda-feira, 30 de maio de 2011

ELEIÇÃO PARA DIRETORIA TRIÊNIO 2011-2014
(NORMAS E ORIENTAÇÃO SEGUNDO O ESTATUTO E PRAXE)
         Conforme Edital de Convocação, lembramos aos prezados e prezadas colegas profissionais de Relações Públicas a realização da Eleição para a Diretoria e Comissão Fiscal da ABRP-MA no próximo dia 31.05.2011, na sede da ABRP-MA – Casa do Trabalhador, sala 208.
A abertura da Assembléia será às 17:00 horas. Após 15 minutos, a Assembléia será efetivada com qualquer número de sócios. Cada um, após assinar o livro de presença, poderá votar e, querendo, poderá sair.  Os que não puderem chegar no horário, por motivo de expediente, compromisso ou trânsito, poderão chegar até 18h50, pois o encerramento será às 19 horas. Mas, se você não puder vir, marque sua presença pelo telefone 3083-0828, 3088-2921 ou 9114-9214 e envie um e-mail para azulay.ma@ig.com.br, manifestando seu voto.

Mensagem aos antigos e novos sócios da ABRP-MA
 Como a ABRP-MA esteve inativa durante muitos anos, a Diretoria do Triênio 2008-2011, que está encerrando sua gestão, decidiu anistiar todas as dívidas de anuidades passadas, devendo os sócios (antigos e novos) pagarem apenas a anuidade de 2011. Esta, no valor de R$60,00, porém, pode ser paga em até 3 (três) parcelas de R$20,00, sendo a primeira até o dia 31/05/2011, a segunda até 30/06/2011 e a terceira até 31/07/2011.
Portanto, sinta-se à vontade: Ninguém está inadimplente. Tudo se tornou novo. Nossa gestão teve por principal missão: Não deixar a ABRP-MA ser extinta, como ocorreu com 10 Seções Estaduais nos últimos anos, e iniciar uma nova fase: “Associação de última geração”, com reuniões não necessariamente presenciais, com inovações e usando as novas tecnologias.
É tempo de Relações Públicas. É tempo de reintegração. Tudo é novidade. A começar pela única chapa inscrita, denominada “NOVIDADE”. E bote novidade nisso. Veja só: 1) Todos os seus membros estão no mercado de trabalho, inclusive os delegados dos sócios aspirantes (estudantes); 2) Teremos uma Diretoria formada por profissionais que não são professores, quebrando um tabu de 33 anos; 3) A Casa do Trabalhador, onde está nossa sede, foi totalmente reformada – piso novo, pintura nova, banheiros novos, segurança nova, iluminação nova, administração... tudo novo. Isto é, foi revitalizada.
Mas, a maior novidade será a sua reintegração à ABRP-MA. Venha votar, venha rever os seus ex-colegas de Faculdade, de tabalho ou de Diretoria. E venha conhecer as novidades que estão sendo programadas pela nova Diretoria (gestão 2011-2014), encabeçada pela colega Thagianne Laís Costa. Nesta eleição, teremos até um buffet saboroso de salgadinhos, docinhos, sucos etc. Venha votar na “NOVIDADE”. Venha também dar sua sugestão de outras inovações. Pois é tempo de Relações Públicas. Lembre-se: você faz parte do principal público da ABRP. Precisamos “fazer relações públicas das Relações Públicas”.
                               Cordialmente,
                                                               Professor ELIAS AZULAY
Presidente da ABRP-MA, gestão 2008-2011
Demais membros da Diretoria e Comissões Especiais: Dalete Sampaio (Dir. Secretária), Pablo Dias (Dir. de RP), Swellen Danusa e Jean Jadson (Deleg. Sócios Aspirantes), Protásio Santos (Presid. da Comissão Fiscal), Francinete Louseiro (Sec. Com. Fiscal), Adeilce G Azevedo (Pres. Com. de Ética), Haphisa Kashemyra (Pres. Com. Projetos Especiais), Marcelle Torres (Pres. Com. Relações Institucionais).




Inovação nas Associações
                                                            Elias Azulay*
            Os tempos mudaram e muitas de nossas ações não podem ser as mesmas do passado. Precisamos usar novas estratégias de comunicação, novas tecnologias. A ordem é i-no-va-ção.
            Não é de hoje que a Igreja, católica ou evangélica, e muitas instituições não empresariais estão usando novas estratégias de comunicação. Sobre isso, Philip Kotler, em sua obra Marketing para organizações que não visam lucro, 1975, isto é, há mais de 35 anos, já propunha a utilização das técnicas de Marketing para organizações de caridade, igrejas, hospitais, universidades (quando eram somente públicas), orquestras, museus, fundações etc. 

           Hoje, participar de reuniões de entidades de classe não é fácil. O deslocamento está mais difícil, o trânsito, um caos; o medo de assalto é um grande fantasma etc. etc.  Além dos problemas de transporte e segurança, convém ressaltar que atualmente os líderes estão mais ocupados, com mais responsabilidades e deveres nas empresas, instituições e repartições onde exercem suas atividades profissionais.
         São muitas as dificuldades que membros da diretoria de associações e conselhos têm para comparecerem às reuniões. Muitos estão prontos a colaborar em favor de sua entidade, mas têm como prioridade a responsabilidade de seus cargos em seu local de trabalho ou em missões externas. Eles estão honrando suas entidades de classe em seu local de trabalho e de lá mesmo estão dispostos a dar sua contribuição com idéias e ações à sua Associação – poderiam até tomar decisões, sem precisar se deslocar para as tradicionais reuniões.
            As instituições e empresas hoje possuem e disponibilizam recursos e meios que não dispúnhamos antes. E-mails podem ser enviados e respondidos no modo “para todos”. Atualmente nossos assuntos podem ser tratados e decisões podem ser tomadas através de conferência telefônica ou web conferência.
            O professor Cícero Costa Quarto, do Curso de Engenharia de Computação da Uema, ao saber de nossa inquietação com as reuniões tradicionais que têm afastado profissionais competentes da diretoria de suas entidades de classe, gerando uma séria crise de evasão, lembrou que podem ser utilizadas ferramentas de informação e comunicação como Wiki, AVA Moodle, Skipe, Google Docs e outras a serem analisadas.
            Em outras palavras, as reuniões poderiam ser à distância, com o uso das novas tecnologias disponíveis. Até mesmo as assembléias para eleições, em muitas entidades já não são mais presenciais - vota-se via Internet. Presenciais, poderão ser às reuniões de caráter menos rotineiras e/ou confraternização em cafés da manhã, almoços ou jantares comemorativos. A sede da entidade de classe passaria a ser utilizada como um ponto de encontro sócio-cultural, de estudos e pesquisas.
            Na realidade, salvo melhor juízo, precisamos apenas de um software específico para que nossas reuniões formais não sejam necessariamente presenciais. Precisamos buscar novas formas de participarmos de nossas associações.
           Precisamos, sim, de inovação visando a implantação do uso das novas tecnologias nas reuniões associativas, não somente como solução para os problemas da ABRP-MA, pois o problema parece ocorrer com outras categorias profissionais.
Sabe-se que tantas outras entidades de classe estão também em crise, sofrendo por falta de “quorum” em suas reuniões. Talvez, por utilizarmos os mesmos métodos de décadas e séculos passados, sem aplicar de maneira eficiente as novas tecnologias – sem a tão propalada (e não tão nova) inovação.
Vem aí uma diretoria cuja chapa é "Novidade". São jovens, não somente cheios de ideais, mais de idéias novas. Sinto-me feliz em passar o "bastão" para essa galera. Tem tudo para iniciarmos um novo tempo. Que eles possam honrar a história da Entidade e o esforço que seus dirigentes fizeram para chegar onde estamos. Su-ces-so! Estaremos torcendo por vocês e prontos para ajudar e compartilhar das lutas que hão de vir. Cordialmente, Elias Azulay, presidente atual em nome de toda a Diretoria, Comissões e colegas que nos deram apoio.