terça-feira, 8 de março de 2011

BEM VINDOS A ABRP

- Uma mensagem para os estudantes, bacharéis e profissionais de Relações Públicas - do Maranhão e de todo o Brasil:
                 PRECISAMOS FAZER UM ESFORÇO PARA RESTABELECERMOS
                 A FORÇA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RELAÇÕES PÚBLICAS -
                 - PRINCIPAL FERRAMENTA PARA VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO.
                 - Uma Entidade de Classe de grande representatividade, com uma história exemplar
                    e invejável, tão importante como a nossa profissão de Relações Públicas.

                Em 1978, quando a ABRP-MA estreou no Congresso Brasileiro de RP em Curitiba-PR,
               passamos a ser 14ª Secção Regional no cenário nacional, pela ordem histórica de criação
              A ABRP-Nacional chegou a ter cerca de 20 Secções Estaduais.
              - Em setembro do ano passado, durante o Congresso Interamericano de RP em Brasília, a
             ABRP-Nacional reuniu-se com apenas quatro representações (DF, AL, SP e MA).
             Oficialmente, depois de Brasília (anfitriã), a maior delegação foi a do Maranhão.

ONDE ESTÃO AS DEMAIS? Cadê o Rio? Cadê Paraná? Cadê RS, SC, ES, MG, MT, MS, GO, TO, BA, SE, PE, PB, RN, CE, PI, PA, AM e outros Estados?

            Este BLOG foi criado com o intuito de ser um forum, não para julgarmos os que ao longo
do tempo vêm ou vieram dando sua contribuição e não estão podendo atualmente dirigir nossas Seções Estaduais. Também não é hora de excluirmos. Penso que, mais do que nunca, é hora de inclusão.
           Jamais imaginei que 30 anos depois de ter sido o presidente fundador da ABRP-MA tivesse que voltar a dirigi-la, quando temos muitos profissionais jovens e com grande capacidade para tocar nossa Associação. Fui convocado e, juntamente com os demais colegas da Diretoria e Comissões, estamos desenvolvendo um trabalho de reestruturação, e sempre disposto a oferecer, como decano, minha experiência para juntá-la ao vigor dos mais jovens e fazermos uma Associação ativa, com nova feição, com ações inovadoras, principalmente buscando utilizar as novas tecnologias e formas mais modernas de atuação.
           É hora também de colaborarmos com o nosso colega Antônio Carlos Lago, presidente da ABRP-DF que assumiu há poucos meses a Direção Nacional da ABRP e está elaborando um projeto de ação inovador  para que nossa Secções Estaduais retomem suas atividades.
              Portando, mãos à obra! Para valorização e dignificação da Profissão de Relações Públicas.
             Cordialmente, o colega Elias Azulay.

9 comentários:

  1. Professor, o senhor sabe o quanto eu me dedico à minha profissão e sabe também que tem todo o meu apoio. Pode contar comigo para o que for preciso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. parafraseando Fábio França "precisamos fazer relações públicas para os relações públicas". Acho mais trágico do que cômico o fato de uma profissão trabalhar em prol da imagem de insituições, organizaões e etc... e esquecer da sua própria. Como é que eu aponto as falhas do meu vizinho e esqueço das minhas. Já vi muitos modelos de chamado, valorização, mobilização para a profissão de RP, alguns perduram a pernas bambas, outros não tiveram a mesma sorte e eu fico me perguntando o porquê. Em uma analise pobre, verifiquei a olho nu que no Brasil a única força que une os RP's brasileiros é o prêmio POP, com suas resalvas é claro, porque não consegue ser democratico o suficiente para isso. Mas ainda assim, perdura.
    Me desculpe o Sistema CONFERP e a ABRP, mas vc's devem começar a ver as coisas sob o ponto de vista dos que recebem. O conferp até já começou, com um pesquisa bem interesante. Mas temos que romper esse ciclo vicioso, fazer com que a profissão seja fortalecida,mas não chorando sobre o leite derramado e sim mostrando que somos capazes.
    Que nós somos pouco valorizados, pouco reconhecidos, que é uma profissão desconhecida e mal interpretada, isso agente já sabe. o que agente não sabe é o que fazer sobre isso.
    Prof Azulay pode contar comigo!

    ResponderExcluir
  3. Eliana e Tarsila: Que ótimas suas intervenções. Reassumi a ABRP-MA nesta ultima gestão em decorrência de não ter havido eleição por falta de registro de chapa por três convocações de eleição. Isto é, a ABRP-MA estava ameaçada de ser extinta, como ocorreu com mais de uma dezena de Seções Regionais nos últimos anos. No Brasil já tivemos cerca de 20 seções Estaduais e hoje estamos reduzidos oficialmente a cinco. Colegas que já vinham fazendo mandato "tampão" entrando numa 3ª gestão, sem tempo para prosseguir, pois estavam envolvidos em Mestrado e Doutorado, me fizeram apelo para assumir.
    No momento em que deveríamos comemorar os 30 anos da ABRP-MA, e tendo sido presidente fundador, não hesitei. Apenas propus duas condições: que em nossa Diretoria e Comissões tivéssemos representantes da Diretoria anterior e que a maioria fosse da nova geração de formados. Estamos levando avante, trabalhando pela sua reestruturação com o principal foco: uma ABRP que junte a experiência dos mais antigos com a garra e o vigor dos mais jovens (inclusive com nova formatação do quadro de Sócios Aspirantes – estudantes) e que não mantenha os métodos antigos em sua forma de ação: isto é que parta para a tão propalada inovação utilizando-se das novas tecnologias hoje disponíveis em todos os níveis.
    Há muito tempo comungo com o colega prof. Fabio França: “fazer RP das RRPP”. Por ocasião da minha eleição publiquei um artigo no Estado do Maranhão sobre esse tema. Depois vou postar um trecho.
    Para encerrar, repito o final da postagem inicial deste Blog que poderia ser nosso lema ou slogan: "Mãos à obra! Pela valorização e dignificação da Profissão de Relações Públicas". Que acham?

    ResponderExcluir
  4. Não gosto da palavra: valorização. Pedir para alguém nos valorizar, acho que é mendicância demais...rsrs sugiro: A importância das Relações Públicas.
    Mas vou pensar melhor...

    ResponderExcluir
  5. Eliana Rose: Se você não gosta da palavra valorização... gosto não se discute! POR ISSO PODE CONTINUAR "NÃO GOSTANDO". Mas, com todo o respeito à sua opinião, entendo que não podemos deixar de reconhecer que nossa profissão não está sendo valorizada há muito tempo, até mesmo pelos próprios profissionais. Aliás, quando um bacharel em Relações Públicas não providencia logo o seu registro PROFISSIONAL, será que ele está dando o devido valor à sua profissão? - ao seu status profissional?
    Daí por que penso que devemos fazer uma campanha de "VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO". Não se trata de mendicância - é sair do discurso... da retórica... da teoria... Partirmos para a prática, para luta pelo nosso espaço que está sendo ocupado com competência por outrem. Você, eu, todos nós temos valor e precisamos nos valorizar, oferecendo trabalho, ações que tragam resultados concretos e bons negócios para as empresas, instituições, entidades, poder público... Mendicância é pedir que eles reconheçam o nosso valor se nada de valor nós oferecemos ao mercado. Por que os jornalistas, publicitários, radialistas e até os "marqueteiros" estão sendo requisitados e muitos disputados a preço de ouro? A maioria das assessorias de comunicaçao estão aí nas mãos de competentes jornalistas, publicitários e radialistas. Com raras, brilhantes e honrosas exceções são dirigidas por RPs - como a Vale (Giselle Colins), a Alema (Dulce Brito), o Cest (Marcelle Torres), a UNDB (Pablo Dias), a Ufma (Francinete e Haphisa), a Func (Olívia Vidigal), PGJ (Andréa de Melo),FM-Ufma (Amarilis Cardoso),Sebrae (Socorro Serra), Secom (Dalete Sampaio)etc. Lutar não é mendigar. É inaceitável, por exemplo, que nem o Governo Estadual nem o Gov. Municipal não tenham setor específico de Relações Públicas em suas Secretarias de Comunicação. Vamos à luta - pela valorização e dignificação das RRPP! Ou não?
    - Registro aqui o meu respeito e admiração pelo seu trabalho, pioneiro na Web. Essa é uma ótima trincheira nessa luta. Vá em frente, Eliana!
    Do ex-professor e colega Prof.Azulay

    ResponderExcluir
  6. E.T. Este ano vamos comemorar 33 anos da ABRP-MA. Estamos considerando a data de 8 de abril que foi a da posse de sua 1ª Diretoria. - 8 de abril de 1978.
    A ideia é fazermos um Encontro de estudantes e bacharéis de Relações Públicas (independentemente se é sócio da ABRP ou não, ou se registrado ou não no CONRERP) com o objetivo não so de comemorar a data, mas principalmente fazer nossa ABRP-MA conhecida e reconheida. Estamos aceitando sugestões. - no blog, por e-mail (azulay@ufma.br)ou pelos telefones: (98)3088-2921, 9114-9214,3083-0828

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Não é uma questão de gosto, é uma questão de semântica. Quem pede respeito, é porque já o perdeu. Quem pede para ser valorizado, é porque não tem muito a oferecer. É só uma questão de interpretação. O Marketing, a Publicidade e tantas outras profissões sabem disso. Quantas campanhas de divulgação o Senhor ouve falar a palavra: valorização??? Ninguém diz essa palavra, pela negatividade que ela representa. Eu valorizo e muito a minha profissão, mas ninguém vive de status. Porque pagar uma anuidade se em nada vai me acrescentar?? Eu pagaria muito feliz se visse trabalho e boa vontade, mas não vejo esse povo fazer nada. Atualmente não trabalho como RP, nem recebo como tal, mas vou providenciar meu registro para iniciar umas atividades.
    Um Abraço Azulay!

    ResponderExcluir
  9. OK, colegas. Vamos em frente!
    Nada de pedir que nos valorizem. Vamos mostrar nosso valor oferecendo nosso trabalho com competência. Vamos ajudar os colegas que estão iniciando suas atividades profissionais, lançando-os no mercado, e envolver os estudantes de RP como Sócios Aspirantes, conforme nossos Estatutos. Vamos realizar eventos e propor campanhas de RP às empresas e instituições governamentais. Vamos nos reciclar. E nossa proposta é que a ABRP seja um instrumento de valor, agente nessa luta, com ações inovadoras, utilizando-se das novas tecnologias.
    Temos uma sede com três amplas salas, num local nobre, vizinho ao Palácio Henrique de La Roque - Casa do Trabalhador, reformada recentemente. Temos espaço para ministrar cursos de atualização em RP, para até 40 pessoas, e o Diretor de Ensino da PMMA já manifestou interesse nesse sentido.
    Nossa programação para este semestre inclui o Encontro de Bacharéis em RP dia 8 de abril com a presença do Presidente Nacional da ABRP - Antônio Carlos Lago; o Simpósio Norte-Nordeste de Comunicação e Relações Públicas dias 5 a 7 de maio. Porém, o maior projeto, com apoio da ABRP Nacional, é o Congresso Brasileiro de Relações Públicas, em 2012, como parte das comemorações do 4º Centenário de São Luis; e ainda o nosso envolvimento na Reunião da SBPC, também em 2012.

    ResponderExcluir